Vendas, atendimento, treinamento, técnica...o que falta no seu negócio?



Já é sabido que um bom atendimento fará toda a diferença em qualquer que seja o ramo de atividade que uma franquia esteja inserida.


A questão é: será que só de bom atendimento uma loja sobrevive?


Esta semana, ao realizar uma compra em uma conceituada loja de roupas íntimas, estive diante de uma série de falhas básicas de vendas e quero compartilhar essa experiência.

A minha ideia era comprar cuecas. Como sempre faço quando saio às compras, por força da profissão, estou sempre muito atento à forma de atendimento ao cliente.

A vendedora que me atendeu foi educada e solícita. Me levou ao expositor de cuecas, apresentou os 3 modelos existentes, perguntou sobre a cor de minha preferência e sobre o tamanho que costumo usar, esquecendo-se, porém, de perguntar quantas peças eu  pretendia levar. E, por fim, perguntou se eu precisava de mais alguma coisa.

Fui encaminhado ao Caixa onde perguntei se teria um desconto, caso levasse mais de uma peça. Foi quando a gerente se manifestou com um sonoro "a promoção acabou no dia 1º".


Se eu estivesse num shopping center teria desistido da compra e procurado outra loja. Como se tratava de uma loja de rua e eu precisava realmente do produto, finalizei a compra. Vamos analisar os procedimentos dos funcionários.


Quanto à vendedora, ao me perguntar simplesmente se eu precisava de mais alguma coisa, perdeu a oportunidade de venda de outros produtos, tais como: meias, pijamas, camisetas, etc. Perdeu a oportunidade de assumir o direcionamento da venda, sugerindo alguns produtos relacionados ao meu perfil.


Quanto ao procedimento da gerente, além de muito desagradável, foi um "banho de água fria" nas minhas compras, pois sabemos que o básico numa transação de compra e venda é de jamais dar uma  má notícia ao cliente. Se a promoção já tinha acabado, não era necessário tocar nesse assunto. Ao cliente, o vendedor deve apresentar somente os aspectos positivos da transação efetuada.


No próximo post iniciaremos uma série dedicada à neurociência e, em especial, à neurovenda.


Um forte abraço e boas vendas.

Rui Camargo - Commercial Director GLAF

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