Vantagens e Desvantagens de expandir seu negócio com o modelo de franquia

Se você está pensando em formatar sua marca para o modelo de franquia, avalie as principais vantagens e desvantagens.


Hoje o Franchising é uma indústria no Brasil com mais de 3000 mil marcas em vários setores e seu número de unidades franqueadas vem crescendo desde 2013, o que demonstra um amadurecimento do franchising brasileiro.


Diante deste cenário, as vantagens de transformar seu próprio negócio em uma marca pertencente ao mundo do franchising, são inúmeras, mas também não podemos esquecer que existem seus riscos.


Principais Vantagens


As vantagens da expansão de sua marca pelo sistema de franquias, são:

  • Expansão do seu próprio negócio sem a necessidade de financiamentos bancários ou investimento próprio;

  • Divulgação de sua marca em uma escala muito maior do que seria a expansão realizada só por você;

  • Você contribuirá com seu mercado, capacitando e empoderando mais empreendedores, além de contar com a economia de escala.


O franqueador também possui a responsabilidade de estar ao lado de seu franqueado prestando todo suporte necessário para que a unidade franqueada "caminhe" conforme o esperado. Este fator contribuirá para que o franqueado diminua o risco que está assumindo, um risco menor do que iniciar seu próprio negocio, lembrando que apenas menos de 4% das franquias, falham por motivos comerciais. Este baixo número, ocorre em razão da operação, que está sob um modelo de negócio estabelecido e comprovado, fornecendo e produzindo uma marca e operação testada.


Principais Desvantagens


As desvantagens potenciais podem incluir:

  • Dificuldade de avaliar o perfil do investidor franqueado

  • Parte de seus lucros anuais deverão ser reinvestidos na marca para que prospere, pois agora o envolvimento de pessoas será bem maior.

Comparação com outros mecanismos


Confira no quadro abaixo, uma visão geral das vantagens e desvantagens para cada mecanismo de expansão.

Fonte GLAF


Como funciona uma franquia?


O Franchising essencialmente é a permissão dada por uma pessoa (Franqueador) a outra (Franqueado) para usar seu nome, marcas registradas e sistema de negócios, em troca de um pagamento inicial e outros regulares, como no formato de royalties e taxa de publicidade.


Cada estabelecimento comercial ou unidade franqueada, pertence e é gerenciado pelo franqueado, sob a orientação do franqueador. No entanto, o franqueador mantém controle sob o modo como os produtos ou serviços são comercializados, controlando também a qualidade e os padrões dos negócios.


Como franqueador, você receberá uma taxa inicial do franqueado juntamente com as taxas de serviço de gerenciamento em andamento, ou seja, os royalties. Estes serão baseados em uma porcentagem do volume de negócios anual ou margens de lucro nos suprimentos, por exemplo, e podem variar enormemente de empresa para empresa.


Em troca, você franqueador tem a obrigação de apoiar a rede de franquias com capacitação, desenvolvimento de produtos, publicidade, atividades promocionais e uma gama especializada de serviços de gerenciamento.


Fatores que devo levar em consideração antes de transformar minha marca numa franquia


Há muitos fatores que você pode precisar levar em conta ao decidir moldar seu negócio para uma franquia, mas de modo geral considere:

  • Seus próprios pontos fortes e fracos - verifique se eles são compatíveis com o modelo de negócio franquia/franqueador;

  • Investigue minuciosamente seu negócio, com olhar de comprador e veja se você está pronto para ser uma franquia, se preferir, faça nosso teste de franqueabilidade e receba seu relatório pronto com nossa avaliação;

  • Não esqueça de pesquisar a concorrência local;

  • Garanta que haja espaço para o seu negócio no mercado;

  • Analise com atenção os contratos legais.



Por último, mas não menos importante, estude as suas projeções financeiras para o negócio no modelo de franquia - fluxo de caixa, necessidades de capital de giro e projeções de lucro, formarão o núcleo do seu plano de negócios. Além disso, é importante mapear suas rotinas e procedimentos operacionais, transformando-os em manuais para o franqueado.

© 2020 por Grupo Latino Americano de Franquias

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