Tudo o que você precisa saber para expandir o seu negócio


Independente do tamanho da empresa, muitas vezes os empreendedores chegam a maturidade de seu negócio e começam a pensar:


Como posso realizar a expansão da minha empresa? Este é o momento ideal?


Ocorre que, enfrentar novos desafios, faz com que o empreendedor saia de sua zona de conforto, o que muitas vezes pode ser um excelente caminho. Neste trajeto, inúmeras dúvidas vão surgindo como: Quando expandir? Quais modelos de expansão estão disponíveis? Qual investimento realizar? Realmente minha empresa chegou ao patamar ideal para esta expansão?


Este artigo tem como objetivo ajudar você, a encontrar as respostas para estes questionamentos e auxiliá-lo a analisar se este é o melhor momento para expandir seu negócio.


Através de alguns indicadores, você poderá observar e analisar o momento ideal.


  • SEU LUCRO NOS ÚLTIMOS ANOS - Este é o primeiro indicador a ser observado. Este lucro, deve ter ocorrido de forma contínua, por no mínimo 3 anos, o que torna evidente que sua empresa está saudável e já está dando seu primeiro passo rumo a expansão.


  • PEDIDOS DE CLIENTES PARA VOCÊ CRESCER - Este é o segundo indicador. Você ouve com muita freqüência, por que não abre uma segunda loja? Seu negocio já é uma franquia? Vim de longe, só para comprar seus produtos! A freqüência destas perguntas também influencia e pode demonstrar, que há espaço para crescimento.


  • ESTRUTURAÇÃO DOS PROCESSOS - Este é o terceiro indicador. Analisar com freqüência as lacunas existentes na operação, estruturar e implementar processos. Esta atitude do empreendedor exige uma melhoria continua e se você observar que as rotinas operacionais de sua empresa podem ser replicadas, você realmente está no caminho para a expansão de seu negócio.


  • EQUIPE MOTIVADA - O quarto indicador está relacionado a gestão de pessoas. Volte seu olhar para seu time e reflita se estão preparados para novas demandas e transmissão de know-how. Esta é uma parte importantíssima de seu percurso rumo a expansão.

Após analisar estes indicadores está na hora de pensar em: QUAL FORMATO IDEAL PARA EXPANDIR?


O conhecimento sobre alguns modelos de expansão pode auxiliar você, na tomada de decisão.


  • 1º modelo é abrir uma outra unidade própria. Para isso, você precisará ter um lucro consistente, olhar para as tendências de mercado e consumo, escolher um ótimo ponto e preparar um novo plano de negócio. O aumento do custo fixo, também não pode ser esquecido. A certeza que contar com sua equipe, é primordial neste momento pois, sua atuação estará muito mais focada na expansão do que na operação do negócio. Com tudo isso, você terá a possibilidade de expansão própria, o que irá gerar lucratividade e também trabalho em dobro.


  • 2º modelo é a fusão ou aquisição, o que permite a expansão do negócio utilizando também os canais da outra empresa e a união dos esforços das duas. Com isso, haverá uma rápida presença no mercado, um fluxo de caixa imediato, mas em contrapartida deverá haver um alto comprometimento da diretoria e a administração da empresa adquirida, pode não ser adequada ao negócio.


  • 3º modelo é o licenciamento de produtos, sendo uma boa alternativa para aqueles empreendedores que possuem uma marca muito reconhecida e consolidada no mercado, além é claro, de possuírem o registro de sua marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI, o que pode ser um longo processo. Conheça um pouco mais sobre o assunto, neste artigo da ENDEAVOR


  • 4º modelo é a expansão por meio de franquias. Este modelo pode proporcionar uma rápida expansão, baixos custos para o franqueador, dentre outras vantagens. Pode-se ainda, utilizar a administração local e, a atuação em mercados marginais, se torna possível. Converter sua empresa em uma rede de franquia, consiste em contar com outros empreendedores que gostam de seus produtos e serviços e compartilham com o mesmo sonho de negócio que o seu. O ganho de escala é uma outra vantagem deste modelo, e está atrelada ao aumento do poder de negociação, pois com novas unidades o volume de compras será aumentado, permitindo que você reduza os custos praticados pelos fornecedores.


E AGORA? JÁ ESCOLHEU?


Antes de tomar a decisão, caso algum modelo de expansão tenha sido útil, reveja seu plano de negócios e projete diversos cenários, este exercício irá lhe ajudar muito no caminho a ser seguido. Estabeleça metas para obter conhecimentos mais aprofundados sobre cada modelo e não deixe de elaborar um plano de crescimento e capacitar sua equipe para esta expansão.


Se optar pelo modelo de franquia, assista nosso vídeo explicativo em relação aos nossos módulos de trabalho e quais documentos você terá em sua rede de franquia.


Se ainda estiver em dúvida, você pode também realizar nosso teste de franqueabilidade e receber um diagnóstico prévio, se sua empresa está pronta para ser convertida em uma rede de Franquias.


Espero que este conteúdo possa ter ajudado a fomentar esta ebulição de idéias que deve estar em sua cabeça, e mais do que isso, possa ter dado a você, a confiança para agir.


Boa sorte!

Adriana

© 2020 por Grupo Latino Americano de Franquias

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