Sobre camisas, casamentos e franquias

Você já conversou com o gerente de um negócio que tem “dor de dono”? Aquele que realmente veste a camisa? Tem brilho nos olhos e defende a marca com unhas e dentes?


Tomara que sim... é lindo ver alguém que tem perfil para o trabalho que faz e ainda encontrou uma empresa que “pensa” como ele, que tem valores parecidos. Um lindo casamento entre o que o profissional quer da empresa e o que a empresa quer dele.


Perfil de franqueado ideal

Agora imagine que este gerente é mesmo o dono e que a camisa que ele veste custou muito dinheiro, não importa quanto, de acordo com as estatísticas, custou quase todo ou todo o dinheiro dele. Este é o franqueado. Ele é o dono de uma camisa cara, bonita, que traz status, mas que ele mesmo pode manchar, rasgar, queimar no mercado, fazer ir fora muitas vezes mais o montante que ele pagou por ela. E quem vende a camisa? A Franqueadora!


A Franqueadora olha para o franqueado, avalia se ele pode pagar o preço da camisa, entrega um manual de como usá-la e muitas vezes vai ficar durante todo um contrato tentando evitar que sua camisa seja manchada, rasgada ou queimada. Praticamente um jogo de gato e rato, mas não precisa ser assim!


Sobre o Perfil de Franqueado


As cadeiras exatas ajudam a franqueadora a saber o fôlego financeiro do candidato a franqueado, já as humanas mostram se além de pagar a camisa, o candidato terá os valores que a franqueadora busca, se será capaz de expandir o uso da camisa no lugar de queimá-la. A análise comportamental oferece instrumentos para que sejam mapeadas as necessidades do negócio, o DNA da franqueadora , o perfil dos candidatos e ainda prediz qual casamento vai ser mais feliz.


Cada negócio é um negócio, por isso, cada franqueadora deve ter seu próprio perfil de franqueado, com os conhecimentos, habilidades e atitudes próprias para o desafio do momento.


Aplicação do Perfil de Franqueado


Pense em tudo que já conversamos até aqui e pense no que escreve a Adriana Camargo, diretora do GLAF:


"Aqui no GLAF, sempre achamos muito importante acrescentar em nossos projetos de formatação de franquia, a descrição do perfil do franqueado. Mas, algo nos incomodava quando fazíamos esta inserção. Tínhamos a sensação de descrever um perfil raso, um perfil que na verdade serviria para qualquer franquia do mesmo segmento em que estávamos trabalhando.


Foi aí, que conversamos com a Raquel, para nos auxiliar a desenvolver um perfil comportamental do futuro franqueado, um perfil que estivesse alinhado com os anseios do franqueador e principalmente com o DNA da marca. Isto fez toda a diferença em nosso processo de desenhar o perfil do franqueado ideal e único para cada marca."


Agora para de pensar e busque o perfil de franqueado que será eficaz para o seu negócio!

Te desejo coragem e sucesso!


Raquel Castro

© 2020 por Grupo Latino Americano de Franquias

  • YouTube
  • Instagram - White Circle
logo-abf-280.png