Por que você deve comprar uma franquia em vez de começar seu próprio negócio

Poucas pessoas têm a habilidade ou experiência natural para serem eficientes em todos os aspectos da administração de um negócio de sucesso. É aí que entra em jogo a experiência do franqueador.

As organizações de franquia oferecem uma estrutura para o lançamento, operação e crescimento de um negócio.


De fato, o franqueador de sucesso entregará toda a estrutura em torno da qual o negócio é construído. Os franqueadores geralmente criam manuais abrangentes de operações e programas de treinamento para seus proprietários de franquia que cobrem marketing, operações, contabilidade, tecnologia e outras áreas específicas do modelo de negócios específico. Essas eficiências são projetadas para permitir que os donos de franquias ganhem mais e gastem menos tempo e esforço do que seria necessário para abrir e operar um negócio semelhante por conta própria.

Colaboração

O modelo de organização de franquia oferece ao franqueado a capacidade de crescer sob uma marca comum e compartilhar os benefícios de um grupo maior de proprietários de empresas. Embora cada negócio seja de propriedade e gerenciamento independentes, todos os franqueados compartilham os benefícios colaborativos da organização através do suporte e supervisão do franqueador, incluindo:

  • Recursos de publicidade em grupo normalmente não estão disponíveis para proprietários de empresas pequenos e independentes

  • Possuir o seu próprio negócio e tomar as decisões do dia-a-dia, guiado pela experiência de uma empresa de sucesso

  • A capacidade de vender produtos e serviços para os mercados que os estabelecimentos da empresa têm dificuldade em atender, devido aos custos operacionais mais altos e à menor motivação dos funcionários em lojas próprias

  • O benefício de marcas de serviço reconhecidas e comprovadas, marcas registradas, informações proprietárias, patentes e/ou projetos

  • Treinamento de operadores de negócios bem-sucedidos

  • Um risco menor de falha e/ou perda de investimentos do que se você tivesse que começar seu próprio negócio do zero

  • Sendo uma parte de uma operação uniforme, o que significa que todas as franquias irão compartilhar a mesma aparência física interior e exterior, o mesmo produto, o mesmo serviço e qualidade do produto e consciência geral da marca do cliente.

  • Suporte operacional do franqueador, antes e depois do lançamento do seu empreendimento, em áreas como financiamento, contabilidade, treinamento de funcionários e procedimentos operacionais

  • Uma oportunidade para melhorar suas habilidades de gerenciamento dentro de um modelo de negócios estabelecido que você não poderia experimentar na maioria das situações de emprego


Da perspectiva do franqueador, esta colaboração:

  • Oferece ao franqueador um método de rápida expansão

  • Espalha a mensagem da marca e a conscientização sobre uma grande rede de proprietários de franquias

  • Aproxima-se do “orgulho de propriedade” da comunidade de proprietários de franquias

  • Permite que a comunidade de proprietários de franquias cresça devido a um sistema duplicável e suporte

  • Apresenta maior poder de compra de bens e serviços devido ao maior volume com fornecedores

  • Permite que novos produtos e serviços sejam desenvolvidos em campo com mais testes e insumos

  • Fornece um fluxo de caixa estável ao franqueador para facilitar o crescimento geral do sistema

  • Pode financiar o esforço de reconhecimento da marca para crescer nacional e globalmente


Franchising oferece uma melhor chance de ter sucesso

Ao longo dos anos a taxa de sucesso dos empreendimentos de propriedade da franquia é significativamente melhor do que a taxa para pequenas empresas não pertencentes à franquia. Em suma, a boa notícia é que o franchising compõe uma parte significativa da economia nacional e apresenta uma chance estatisticamente melhor para o sucesso do que outras opções de negócios. O porcentual de mortalidade dos negócios ao final do primeiro ano é de 26% na área de varejo, 23% entre pequenos negócios e 3% no segmento de franquias.

O fator liberdade

A maioria das pessoas procura três elementos comuns ao escolher um negócio franqueado:

  • Flexibilidade

  • Dinheiro

  • Status

Esses três elementos são importantes por vários motivos e parecem ser denominadores comuns quando as pessoas buscam um novo negócio como caminho de carreira. A flexibilidade sempre foi um ponto forte para os empresários que trocam a estabilidade de um “emprego de verdade” pela liberdade de ser seu próprio patrão. Dinheiro, ou renda, é sempre um fator, mas surpreendentemente raramente é o mais importante. Conhecemos muitas pessoas que deixaram enormes salários para trás porque eram infelizes, para perseguir seu sonho e lançar um negócio. O status é uma categoria abrangente que inclui não apenas títulos e posição, mas mais importante, o sentimento de propósito que se tem e fazer parte de algo significativo.

Possuir uma franquia pode fornecer a você todos esses três elementos se você operar o negócio com sucesso e gerenciar seu tempo e recursos adequadamente.

Proprietários de franquia felizes ganham mais dinheiro

Já foi dito que, se você ama o que faz, não consegue evitar o sucesso. Há muita verdade nessa afirmação. Se você puder se alinhar a uma franquia que realmente se encaixa, ficará muito mais feliz, o que resulta em maior produtividade. Essa é uma filosofia simples que é frequentemente negligenciada. Algumas organizações de franquias sofreram porque perderam de vista essa realidade durante os estágios de rápido crescimento.

O crescimento explosivo que muitas franquias experimentam é chamado de crescimento do "taco de hóquei" devido à maneira como é mapeado em um gráfico de linhas. Às vezes, as empresas são tão bem-sucedidas e crescem tão rápido que, aparentemente, esquecem as pequenas coisas que as tornaram bem-sucedidas em primeiro lugar. Neste caso, seu sucesso inicial pode levar ao seu fracasso final. Uma organização de franquia que esquece que sua comunidade de franqueados-proprietários é de fato sua base de “clientes” (cada um dos quais deve ser tratado com respeito e com um olho no sentido de torná-los satisfeitos) geralmente aparece como um castelo de cartas.

Pense sobre isso por apenas um momento: se o franqueador entender que seus franqueados são o coração e a alma de seu sucesso e entender uma premissa básica, se os franqueados são felizes, então eles gerarão mais receita, então ele se baseará nessa reputação e modelo financeiro. Mas se o franqueador vê seus franqueados apenas como engrenagens em uma roda que não merece respeito, o sistema acaba fracassando, e não porque o produto final é ruim, mas porque a força de vendas que apresenta o produto ao público em geral está insatisfeita. Nós vemos isso com muita frequência.

Ao avaliar as organizações de franquias, certifique-se de investigar seu comprometimento com os proprietários de franquias, bem como seus planos futuros de desenvolvimento, para permitir que seus franqueados desfrutem de crescimento e sucesso contínuos. Se você tem interesse em investir em uma franquia mas não sabe por onde começar, veja o nosso e-book: "Como escolher uma Franquia". Clique aqui para fazer o download gratuito.





Fonte:

Entrepreneur

Franchise Bible

© 2020 por Grupo Latino Americano de Franquias

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