Passo a Passo para a Compra de uma Franquia

Updated: May 11


Preparamos esse Passo a Passo para a Compra de uma Franquia para que você tenha uma visão geral de como esse processo é conduzido no Grupo Latino Americano de Franquias (GLAF).


1º Passo: Análise do Dossiê da Franquia

O Dossiê é o primeiro documento que você recebe quando entra no nosso site, escolhe uma das nossas franquias e solicita mais informações. Ele tem o objetivo de fazer uma apresentação inicial sobre o modelo de negócio - história, missão, visão e valores. Além disso, no Dossiê você encontrará informações financeiras básicas, tais como: valor da taxa de franquia, investimento em equipamentos e obras, tempo de retorno sobre o investimento, faturamento médio de cada modelo, etc.

O Dossiê é um resumo do negócio.


2º Passo: Alinhamento de Expectativas

Após a análise do Dossiê você receberá um convite para um “bate papo” de alinhamento de expectativas. Esse alinhamento é feito por telefone e tem duração média de 10 minutos. Seu objetivo é tirar eventuais dúvidas que possam ter surgido no passo anterior e, também, passar mais algumas informações sobre a franquia.


Outro ponto importante nessa fase é conhecermos um pouco mais sobre as suas expectativas com relação ao modelo de negócio e em relação ao seu perfil de investidor(a)/empreendedor(a). Para avaliarmos se a franquia é a mais indicada para você.


3º Passo: Apresentação Detalhada

Tendo em vista o seu interesse pelo modelo de negócio, partiremos para uma apresentação bem mais rica em detalhes, principalmente no que se refere aos números do negócio. Nesse passo será agendada uma videoconferência, com duração média de 45 minutos, onde, o gestor responsável pela marca, compartilhará a tela do computador com você e apresentará a planilha financeira completa. Além disso, você terá mais uma possibilidade para tirar suas dúvidas.


4º Passo: Análise de Documentos (COF)

Nesse passo, você receberá a Circular de Oferta de Franquia (COF). Na COF você encontrará um Raio X do negócio: informações sobre a empresa franqueadora e sobre os seus sócios, balanços e demonstrações financeiras da franqueadora, descrição detalhada da franquia, perfil do franqueado ideal, valores envolvidos no negócio, suporte oferecido pela franqueadora, etc. Além disso, a COF contem o modelo de Pré-Contrato e o modelo de Contrato que futuramente serão assinados, caso você decida efetivar a sua entrada no negócio.


5º Passo: Visita à Franqueadora e à Unidade Franqueada

Trata-se da apresentação do negócio e do seu proprietário (franqueador) ao candidato à compra da franquia (franqueado).

Pela nossa experiência, esse é o passo fundamental, onde questões relacionadas à química das relações interpessoais irão aflorar e determinarão se a relação de parceria irá se concretizar.

*IMPORTANTE: até o final desse Passo, NENHUM contrato foi assinado, NENHUMA taxa foi paga e NENHUM tipo de amarração, acordo ou qualquer outro tipo de compromisso foi firmado entre as partes. São apenas Passos de apresentação. A ideia é que você só tome a sua decisão depois de estar bem seguro sobre todos os aspectos envolvidos no negócio, depois de ter consultado um advogado da sua confiança e de ter tirado todas as suas dúvidas sobre a COF.

*O tempo médio, do 1º ao 5º passo, é de 1 a 2 meses.


6º Passo: Assinatura do Pré-Contrato de Franquia

Estando ciente de que esse é o negócio certo para você, depois de ter feito todas as análises e de ter consultado todos os envolvidos (sócios, familiares, investidores, etc) você poderá assinar o Pré-Contrato de Franquia e realizar o pagamento da Taxa de Franquia.


O Pré-Contrato de Franquia será assinado pela sua Pessoa Física e garantirá a reserva da sua área de interesse, que pode ser um bairro, uma região ou uma cidade, dependendo das características da franquia. Concomitantemente à assinatura do Pré-Contrato você deverá efetuar o pagamento da Taxa de Franquia.


A PARTIR DESSE MOMENTO VOCÊ RECEBERÁ TODO O SUPORTE NECESSÁRIO PARA INICIAR O SEU NOVO NEGÓCIO. PARABÉNS!!!


7º PASSO: Busca do Ponto

Um famoso jargão do varejo diz que os três principais indicadores de sucesso de um negócio são: Ponto, Ponto e Ponto.


No caso das franquias ele pode ser considerado 100% certo, principalmente se levarmos em conta que temos um ótimo produto/serviço, que já foi testado e aceito pelo mercado e que carrega uma marca de sucesso. Sendo assim, a busca pelo ponto ideal é primordial e a franqueadora, através da utilização das mais modernas ferramentas de geomarketing e de análise de mercado, apresentará todas as diretivas para que vocês, juntos, encontrem o melhor ponto.


8º Passo: Adequação do ponto

Definido o ponto e, com o contrato de locação assinado, seguimos para a adequação do ponto, de acordo com o Manual Arquitetônico fornecido pela Franqueadora. Com isso você terá a garantia de se apresentar ao público como participante de um negócio de sucesso, integrado a uma rede de comprovada reputação, que tem uma marca reconhecida pelo público e que carrega uma história de sucesso. Sendo essa a diferença fundamental entre abrir um negócio totalmente novo e abrir uma franquia.


A padronização visual é parte fundamental na fixação da marca no inconsciente das pessoas e isso está diretamente ligado ao sucesso do franchising.


Com o endereço definido, você poderá providenciar a abertura da empresa (PJ) que será a franqueada. Lembrando que a assinatura do Pré-Contrato foi em seu nome (PF) e agora, você assinará o Contrato de Franquia definitivo, em nome da Pessoa Jurídica aberta. Sobre a forma legal dessa PJ, a franqueadora também irá orientar você.


9º Passo: Seleção e Treinamento Inicial

No final da adequação do ponto, iniciamos a Seleção de Candidatos seguindo às diretivas apresentadas no manual fornecido pela franqueadora.


Com a equipe inicial de colaboradores selecionada, partimos para o treinamento ministrado pela franqueadora que, na maioria das vezes, ocorre ao longo do mês que antecede a inauguração. Nesse treinamento inicial serão passadas as orientações gerais sobre a operação e o padrão de atendimento. Lembrando que, por se tratar de uma franquia, o suporte oferecido pela franqueadora é permanente.


10º Passo: Assinatura do Contrato de Franquia e Inauguração

O Contrato de Franquia, normalmente, é assinado na semana que antecede a inauguração.


Isso se teve ao fato da Franqueadora ter que vistoriar a franquia, antes da inauguração, para garantir a padronização exigida para que a nova unidade seja apresentada ao público em perfeitas condições, garantindo o sucesso do evento de inauguração.


Na inauguração, além de receber os convidados do seu círculo mais íntimo, você terá a oportunidade de convidar os formadores de opinião da região, jornalistas especializados e, em alguns casos, até autoridades locais. Uma ótima oportunidade para gerar visibilidade para a nova unidade franqueada.


A Inauguração é tão importante que as franqueadoras preparam um manual só para essa etapa.

*O tempo médio, do 6º ao 10º passo, é de 3 a 4 meses.



O TEMPO MÉDIO TOTAL, DO 1º AO 10º PASSO, É DE 4 A 6 MESES.

PORTANTO, SE VOCÊ PRETENDE MONTAR O SEU NEGÓCIO NO PRÓXIMO SEMESTRE, NÃO PERCA TEMPO!



Chegamos ao fim desse nosso Passo a Passo e desejamos que ele possa ser útil para você que pretende se aventurar nesse sonho de ter o SEU negócio.

Boa semana e bons negócios!

Rui Peixoto Camargo

© 2020 por Grupo Latino Americano de Franquias

  • YouTube
  • Instagram - White Circle