O que o Franqueado não fala sobre a sua franquia



Então você está pensando em comprar uma franquia? Há um equívoco comum de que uma franquia é um "negócio em uma caixa" que qualquer um pode pegar e executar, mas que não poderia estar mais longe da verdade. Não é fácil ser um franqueado e certamente não é a decisão certa para todos.


"Assumir uma franquia deve ser pensado com cautela."


Por isso, antes de dizer ao seu patrão para manter o emprego, aqui está o que o franqueador não lhe diz quando investe numa franquia.


Não é uma aposta segura ou uma vitória fácil


Você tem a rede de apoio e um grande livro que diz o que você deve fazer - vantagens que você desfrutará como um franqueado que uma empresa nova não conseguirá. O franqueador irá apoiá-lo da melhor forma possível e o manual de operações está lá para ajudá-lo, mas ninguém pode tornar seu negócio um sucesso, exceto você. Se você está investindo em uma franquia para comprar um emprego para si mesmo por alguns anos, está se preparando para fracassar. O trabalho que você coloca irá correlacionar diretamente com o que você ganha com isso.


Pode ser um modelo de negócios comprovado, mas isso não garante que funcionará para você. Isso coloca você em um lugar de partida mais forte do que muitas empresas não-franqueadas, mas o resto depende de você. Se não funcionar, você não será pago e nem poderá mais pagar sua equipe, muito menos. É simples assim.


Você deve estar disposto a seguir o manual de operações do franqueador, seguir as diretrizes da marca e garantir que o atendimento ao cliente seja o melhor. O franqueador estará monitorando você e, caso ache que está causando problemas para sua marca por meio de uma má gestão ou de um mau atendimento ao cliente, haverá ainda mais pressão em seu caminho. Você tem uma reputação estabelecida para manter e sustentar não apenas para o seu próprio bem, mas também para outras empresas na rede.


Sua família precisa estar a bordo com você


A compra de uma franquia é apenas o começo: você terá que administrar a empresa, trabalhar longas horas, tomar decisões difíceis e superar problemas. Diga adeus aos fins de semana e feriados e prepare-se para um tempo escasso com a sua família.


Nem tudo será perfeito. Como em qualquer negócio, algum estresse é normal e pode ajudar a forçar você a fazer algo novo ou difícil, mas em excesso pode causar danos físicos e psicológicos.


Como a sua família suportará o impacto disso, certifique-se de que eles estejam preparados e satisfeitos com sua decisão. Caso contrário, o compromisso envolvido sem dúvida causará problemas no futuro.


Você realmente não pode simplesmente


Você tem experiência em administrar seu próprio negócio? Você sabe o que significa realmente um modelo de franquia e o que ele pode envolver diariamente? Se não, minha maior dica seria participar de algumas aulas de gestão de negócios para ver se você tem as habilidades para lidar.


Não assuma que o conhecimento técnico por si só fará sucesso nos negócios. Você precisará estudar e aprender novas habilidades para usar uma grande variedade de tipos de chapéus na sua empresa - vendas, marketing, RH e finanças são apenas algumas delas.


Pergunte ao seu franqueador o que você quer saber, para que não haja surpresas depois de começar. O recrutamento de franquias é caro e consome muito tempo, portanto, um franqueador prefere que você resolva quaisquer possíveis problemas o mais cedo possível.


Converse com os franqueados atuais e descubra seu dia-a-dia e experiências. Veja se o feedback deles corresponde às suas expectativas. Faça sua devida diligência e descubra os concorrentes, os clientes e o mercado.


Para decolar, certifique-se de que suas finanças estão em ordem e esteja preparado para pedir emprestado.


É provável que você precise economizar e obter um empréstimo. Algumas empresas são especializadas em financiar franqueados, mas você precisa estar em um bom local para solicitar financiamento. Você também precisará de capital para cobrir tudo, desde contratos de licenciamento, aluguel, instalações e locações de veículos - que geralmente exigem alguns meses adiantados. Sente-se, faça as contas e seja honesto sobre os números desde o início.


O valor que você leva para casa mensalmente depende do sucesso do seu negócio. Essa é uma grande responsabilidade e se você estiver acostumado a uma renda regular por meio do emprego, isso será uma tremenda mudança. Novamente, garanta que sua família esteja preparada para esse risco.


Escolha uma franquia que atenda às suas necessidades e estilo de vida


Você quer mão na massa ou você tem as habilidades para gerenciar os outros? Você realmente quer uma loja ou algo móvel baseado em van? Talvez você lute com motivação quando estiver trabalhando em casa. Talvez estar lá fora com chuva forte não te incomoda nem um pouco. Não importa qual seja sua preferência, apenas escolha uma franquia que se encaixe nessa opção.


O franqueador irá apoiá-lo, mas depende de você


Você deve assinar um contrato de franquia apenas se estiver disposto a realmente se tornar um sucesso. Uma dedicação pela metade não vai te ajudar.


Se você acha que ficará sem energia em 12 meses, provavelmente não é a franquia para você.


Ninguém está dizendo que comprar e administrar uma franquia é fácil. Para obter o máximo disso, você tem que estar preparado para se comprometer e trabalhar duro, só assim você poderá colher as recompensas.


Fonte: http://elitefranchisemagazine.co.uk

© 2020 por Grupo Latino Americano de Franquias

  • YouTube
  • Instagram - White Circle
logo-abf-280.png