O Papel do Arquiteto no processo de Formatação de Franquias



De acordo com a ABF- Associação Brasileira de Franquias - somente em 2017 setor cresceu 8%, faturou quase R$ 164 bilhões, gerou em torno de 1,2 milhões de empregos em 147 mil unidades e 3.000 redes de franquias. Clique aqui para ler mais sobre o mercado de franquias.


Números que crescem a cada mês, a cada ano que passa.


Setor de extrema relevância, as franquias hoje são capazes de movimentar centenas de processos e envolver dezenas de profissionais, cada um com expertise especifico, de modo a garantir o desenvolvimento e o sucesso do negócio por um longo período.


Franquias antigas, apesar de já serem consolidadas e conhecidas pelo consumidor, precisam constantemente de renovação, evitando assim que fiquem obsoletas. Franquias modernas precisam de diferencial para se destacar nesse tão competitivo universo comercial e ganhar a confiança dos clientes sejam eles consumidores ou franqueados.


Os shoppings buscam sempre a novidade, focados em atrair mais e mais consumidores, visando se destacar entre os centros de compras, movimentando assim seu mix de lojas e agregando valor as marcas ali instaladas.


Para cada franquia um estilo, um modelo diferente, uma cor, um detalhe exclusivo, uma expertise especifica para assessorar o futuro franqueado desde o primeiro contato passando pelas as áreas de marketing, arquitetura, suprimentos, gestão de pessoas, divulgação, escolha do local, gestão do negócio, finanças, treinamento de operação até o enxoval e montagem de loja.


Todas essas etapas demandam um processo para garantir plenamente a parceria Franqueador – Franqueado.


O Papel do Arquiteto


No meio de todos esses processos citados destacamos o processo de arquitetura que começa na ideia, passa pela sua execução e continua após a inauguração da loja, no dia a dia do consumidor.


O projeto de arquitetura, um dos vários documentos que fazem parte do processo de implantação da franquia é vendido e entregue ao franqueado pelo arquiteto(a) contratado(a) pelo Franqueador.


O arquiteto é responsável não só por racionalizar a ideia, mas por padronizar e permitir que esse modelo de loja seja aplicado em qualquer lugar do país e algumas vezes internacionalizar a marca. É importante que os materiais escolhidos possam estar disponíveis em qualquer lugar, permitindo assim a execução de acordo com o especificado inicialmente.


É responsabilidade do arquiteto também aprovar e liberar o projeto arquitetônico para ser executado, além de produzir e entregar o memorial descritivo e manual da marca.


Entende-se então que o arquiteto tem papel relevante no processo de implantação de cada franquia, cada loja. Pode-se dizer que sem arquiteto não tem franquias assim como sem empreendedor não tem negócio.


É o empreendedor que se dispõe a elaborar, gerenciar, captar recursos, liderar, controlar o seu negócio. Por outro lado, é o arquiteto quem transforma a ideia em realidade e faz de forma a dar destaque a marca e ao produto. Juntos, empreendedor e arquiteto conseguem racionalizar e viabilizar o negócio sob ponto de vista físico. (as lojas virtuais não estão nesse contexto.)


As principais perguntas


Faça então a pergunta que não quer calar:

  • Qual o processo de contratação para a escolha do profissional que terá a enorme responsabilidade no sucesso ou no prejuízo do negócio?


  • Qual o critério de seleção e qual o critério de escolha adotado pelo empreendedor para ter esse profissional envolvido e motivado para esse ou aquele trabalho?


  • Esse profissional é selecionado por seu Know-how, ou será por preço de projeto?


  • Recomendações, influência do mercado são levados em consideração apesar do preço de apresentado ou ainda prevalece a velha prática de selecionar sempre pelo menor preço?


  • Em que momento será comprado o Valor do Profissional, sua expertise em detrimento ao preço baixo?


O que se pretende com esse questionamento é despertar e alertar empreendedores para a necessidade de ter profissionais capacitados ao seu lado sob pena de comprometer e destruir a esperança de ter uma franquia bem-sucedida.


Architect partner

Eliane Adesse




© 2020 por Grupo Latino Americano de Franquias

  • Instagram - White Circle