Executando uma Experiência: Mantendo a qualidade da marca e do produto em uma escala internacional


Cada vez mais, franquias procuram novos horizontes no mercado internacional. Ao longo desse processo existem diversas dificuldades que podem atrapalhar, ou até mesmo, impedir que uma franquia se torne global.


Para o dono da Franquia Sloan Kamenstein (Fundador e dono da franquia, Sloan’s Ice Cream), expandir a marca representa um grande diferencial competitivo. Mas a empreitada não é tarefa fácil. Veja a seguir o seu depoimento, publicado no site Entrepreneur, sobre o que ele aprendeu nesse processo de internacionalização.


Contextualização


Quando tomamos a decisão estratégica de expandir nossa marca internacionalmente em 2015, reconhecemos que fazê-lo exigia uma visão detalhada de como manteríamos a experiência do sorvete Sloan em mercados que na época eram totalmente desconhecidos e milhares de quilômetros de distância.


Três anos depois, temos seis locais abertos no Kuwait e na Arábia Saudita e compartilhamos nossa experiência com culturas totalmente novas. Mas esse caminho nem sempre tem sido fácil - ele foi pavimentado com curvas de aprendizado e desafios para nossa equipe corporativa e nossos parceiros de franquia no Oriente Médio, pois nos esforçamos para encontrar um equilíbrio entre manter a personalidade da marca e a qualidade do produto, adaptando o conceito para novos mercados.


À medida que continuamos a aumentar nossa presença na Arábia Saudita e no Kuwait, aqui estão algumas das melhores práticas que encontrei sobre como manter uma marca em escala internacional.


1. Seja perspicaz com a seleção de parceiros


É fácil ficar preso em uma mentalidade de quantidade sobre qualidade ao desenvolver uma marca internacionalmente - reconhecimento de marca é fundamental para ajudar um conceito a encontrar sucesso em qualquer mercado - e muitas marcas estabelecem metas para crescer uma certa porcentagem anualmente. Na minha experiência, no entanto, descobrimos que o foco em parceiros de franquia de qualidade nos trouxe mais sucesso no desenvolvimento de nossa marca no Oriente Médio.


Além de encontrar parceiros de franquia que compartilham nossos valores, comportamentos e atitudes, prestamos muita atenção à busca por franqueados que tenham vínculos com a comunidade empresarial do Oriente Médio. A influência pode ser extremamente importante quando se trata de imóveis, importação de bens e outras funções vitais, de modo que essas conexões existentes podem ter muito peso para ajudar a realizar as coisas.


Ao avaliar parceiros que são proprietários de empresas existentes, é importante observar a maneira como eles suportam seus empreendimentos comerciais atuais, seus cronogramas de desenvolvimento existentes e quantas outras marcas eles possuem ou operam atualmente para ter uma ideia de seu histórico geral de desempenho. Também obtivemos sucesso ao permitir que nossos atuais franqueados internacionais interessados ​​em expandir seus portfólios tenham a oportunidade de construir sua presença em outros países onde estabeleceram operações e experiência comercial. Por meio da terceirização de sua rede atual, você pode garantir que a qualidade e a experiência da marca do produto sejam as mesmas que a sua marca se expande para novos mercados.


2. Estabelecer linhas de comunicação abertas desde o início.


Estou certo de que é muito para o desgosto da maioria dos proprietários de empresas que eles não possam estar em todos os lugares para seus negócios de uma vez. Mas, à medida que os negócios continuam a crescer e se expandir, os líderes empresariais precisam afrouxar as rédeas e deixar que outros tomem o controle de alguns aspectos - especialmente ao expandir a presença internacionalmente.


Dentro do setor de franquias, isso significa confiar em seus parceiros de franquia com a execução bem-sucedida de seus negócios em um novo mercado. Para nós, isso começa com linhas de comunicação extremamente abertas entre a equipe corporativa e nossos parceiros de franquia.


Quando um indivíduo se torna um franqueado do Sloan, ele está procurando por todas as respostas sobre o que fazer, como as coisas devem parecer e como o negócio deve funcionar. Desde o início, nos esforçamos para estar atentos ao cumprimento de nossos padrões e ao ajudar o franqueado a encontrar os recursos de que necessitam em nível local. Isso inclui um processo de treinamento inicial robusto, check-ins diários e semanais e visitas a lojas internacionais várias vezes por ano.


Ao estabelecer um diálogo aberto desde o início, você pode construir um relacionamento com o parceiro para ajudar a impor padrões e diretrizes de marca no futuro.



3. Mantenha a mente aberta sobre as alternativas ou substituições de produtos.


Fazemos grandes esforços para manter a mesma experiência da Sloan que estabelecemos nos EUA em escala internacional, pois isso é muito bem-sucedido no Oriente Médio com nossa marca e outros. Dito isto, pouquíssimos conceitos podem se expandir em novos mercados - sem falar em países - sem fazer algumas alterações nos produtos ou serviços que eles oferecem. Normas culturais variadas, disponibilidade de produtos ou leis locais podem afetar as ofertas de uma marca nos mercados internacionais.


Por exemplo, ao enviar produtos alimentícios internacionalmente, você deve levar em consideração o prazo de validade desses produtos. Em alguns casos, tivemos que encontrar alternativas ou experimentar produtos locais que atendam ao padrão da marca e que sejam fáceis de obter pelo parceiro de franquia local.


Além disso, pode haver casos em que os parceiros internacionais encontrarem produtos a uma taxa mais barata localmente do que custaria importá-los dos EUA. Embora sempre incentivemos nossos parceiros a economizar dinheiro onde puderem, é extremamente importante manter a qualidade com a qual o Sloan é sinônimo e seguir o processo de controle de qualidade. Isso inclui o compartilhamento de fotos e amostras do produto substituto, para que nossa equipe corporativa possa garantir que nossos clientes em qualquer local recebam a mesma experiência do Sloan.


Replicar a experiência da marca e a qualidade do produto em escala internacional pode ser difícil, mas com os parceiros de negócios certos, linhas de comunicação abertas e mente aberta, você pode encontrar sucesso contínuo nos mercados internacionais.


Fonte: Entrepreneur

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