Estratégias de marketing no processo de internacionalização de franquias brasileiras




Este post trata do artigo publicado na Revista Brasileira de Gestão de Negócios sobre Estratégias de marketing no processo de internacionalização de franquias brasileiras.


Veja a seguir o resumo do artigo e a versão completa para download.


Objetivo

Analisar a influência das estratégias de marketing sobre o processo de internacionalização das franquias brasileiras considerando os diferentes estágios que estas se encontram na atuação internacional.


Metodologia

Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, sendo desenvolvidos três estudos de caso com redes de franquias brasileiras do segmento de calçados e vestuário: duas empresas com participação ativa e uma com alto envolvimento no exterior. Seis diretores e gerentes de marketing dessas empresas foram entrevistados.


Resultados

Verifica-se que as redes de franquias entrevistadas praticam a padronização do seu marketing mix, mas possuem menor preocupação com as atividades de coordenação, concentração e integração dos movimentos de marketing.


Contribuições

Recomendações para gestores em diferentes estágios de internacionalização e um conjunto de sugestões para futuras pesquisas sobre o uso das estratégias de marketing e marcas em mercados emergentes.


Palavras-chave

Marketing internacional; estratégia de marketing global; franchising internacional; franquias brasileiras; franquias.


Clique aqui para ler a versão completa do Artigo.

© 2020 por Grupo Latino Americano de Franquias

  • YouTube
  • Instagram - White Circle
logo-abf-280.png