Estratégia de expansão - Um desafio para cada franquia


Para o empresário que decidiu que seu negócio é apropriado para fazer parte do mercado de franquias, que analisou que o mercado de franquias é correto para seu negocio, que está pronto para o desafios do Franchising e sabe exatamente quanto poderá investir, já superou a primeira etapa.


Agora este empresário deverá formatar seu negócio para o modelo de rede, ou seja, para o modelo de franquia, contendo todo arcabouço que já comentamos em outros textos.


O que trataremos aqui, está relacionado com a fase que ocorre depois da formatação de franquia.


Um novo franqueador ansioso para sair com o pé direito, terá cinco etapas básicas na implementação de sua rede. São elas:

  1. Estruturar sua área de suporte;

  2. Criar processos e rotinas de implementações;

  3. Seguir e auxiliar os franqueados para que seguiam os manuais operacionais;

  4. Elaborar um plano de marketing;

  5. Implementar uma estratégia de vendas, que será fundamental para o sucesso de seu programa de franquia.


Nesta sua estratégia de vendas, o franqueador determinará os tipos de unidades que serão comercializadas, o que dependerá também, da natureza de cada negócio. Se o franqueador quiser trazer empresas existentes do mesmo tipo que a sua franquia, deverá optar pela estratégia de conversão, por outro lado se a franquia possui baixo valor de investimento, é simples de operar, o franqueador poderá considerar as opções de vendas individuais ou por meio de desenvolvedores de área.


As vendas individuais estão concentradas à pessoas física e mesmo se você optar em vender desta forma, ao invés de vender franquias a desenvolvedores de áreas, você provavelmente será sábio em selecionar uma estratégia de saturação de mercado e de penetração de mercado.


A penetração de mercado, é projetada para você entrar em muitas cidades, com uma franquia de cada vez, mas recomendamos como primeira estratégia, o agrupamento de franquias individuais no mesmo mercado, antes de ir para o próximo, assim você aproveitará a economia de escala em compras e publicidade.


Algumas de suas unidades irão gerar grandes volumes de vendas outras não, a chave é ter certeza do não estabelecimento de uma unidade em um mercado que não possa ser lucrativo. Por esta razão entender o mercado é primordial para o franqueador e compreender que talvez a não exclusividade do território ao franqueado, seja uma boa opção, pois talvez daqui alguns anos este mesmo território possa sustentar mais unidades devido ao desenvolvimento alteração populacional.


No entanto, há apenas um perigo para que os franqueadores não forneçam exclusividade territorial: a invasão. Áreas atualmente exploradas pelo franqueador, podem ser "invadidas" por franqueados, dando origem a disputadas que poderão enfraquecer o relacionamento entre as partes.


Por esta e outras razões, é necessário pensar muito bem na sua estratégia de expansão e comercialização antes de sair vendendo sua marca, pois se trata de uma das etapas mais importantes que consideramos aqui em nosso Grupo. Esta etapa é realizada com a ajuda da empresa Space Hunters, empresa especializada em geomarketing que nos auxilia na tomada de decisão.


Se você pretende transformar o seu negócio em uma franquia e não sabe por onde começar, faça o nosso teste de franqueabilidade. Com ele, poderemos avaliar o potencial que o seu negócio tem em se tornar um modelo replicável. Clique aqui.

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