Espelho, espelho meu ... que tipo de empreendedor seria eu?


Você que pretende ser um franqueado, certamente já pensou em quanto dinheiro tem para investir e em que tipo de produto te apaixona; muito boas reflexões, mas que não dão conta de tudo que te espera. Você já pensou no seu perfil comportamental?


O perfil comportamental ideal para um franqueado de sucesso engloba algumas características diferentes daquelas que são essenciais em um empreendedor de um negócio autoral, de uma marca própria. Vou trazer aqui elementos da descrição comportamental de um franqueado, à luz da teoria DISC – plataforma Etalent, para embasar a sua autoavaliação:


  • Esta função – Franqueado - deve ser exercida por um profissional ambicioso e dinâmico, que seja capaz de assumir responsabilidades por suas decisões e gerenciar outras pessoas. É um cargo que exige determinação e orientação para resultados, além de bastante força de vontade.


  • Este cargo oferece muitas possibilidades de interação social, e por isso deve ser exercido por um indivíduo comunicativo e persuasivo. É importante que o profissional seja capaz de criar um ambiente agradável, inspirando confiança nas outras pessoas.


  • Grandes mudanças e desafios podem surgir neste cargo, que por isso é adequado a indivíduos flexíveis e impetuosos, capazes de tomar iniciativas e mudar o caminho de seu trabalho rapidamente. O ritmo intenso exige que este profissional saiba lidar com diversidade de informações e que atinja resultados em prazos curtos, atuando de forma bastante responsiva.


  • O profissional que ocupar este cargo precisa ser capaz de lidar com dois cenários bem diferentes. Ainda que na maioria das vezes seja necessário tomar decisões rápidas e se adaptar a mudanças, só será possível atingir de fato seus objetivos se ele tiver paciência para realizar algumas tarefas repetitivas, que se apresentarão em períodos mais monótonos.


  • Para ser bem-sucedido nesta função, o profissional deve ser ambicioso e capaz de agir sem o apoio da gerência ou de outras pessoas da equipe. Deve saber tomar a iniciativa e se responsabilizar por suas decisões, mas sem perder de vista a disciplina e os regulamentos que devem ser seguidos.


  • Este cargo deve ser ocupado por uma pessoa com ótimas capacidades de comunicação, tanto para envolver e persuadir os outros quanto para escutar seus pontos de vista e compreender suas motivações. É importante saber resolver as situações difíceis por meio do diálogo. As relações sociais são o ponto mais importante deste cargo, mas uma boa capacidade de planejamento é bem-vinda.


  • Este cargo exige uma grande capacidade de comunicação e interação pessoal. Porém o trabalho às vezes pode se mostrar um desafio, uma vez que a informalidade do lado comunicativo da função em certos casos pode se chocar com a rigidez das regras, que precisam ser seguidas. ”


A esta altura, você deve estar pensando em como pode se avaliar, outra ótima reflexão!

Uma iniciativa de autoconhecimento é fator crítico de sucesso para todas as decisões da nossa vida e não seria diferente para a decisão de se tornar ou não um franqueado. Procure um analista comportamental e faça um mapeamento do seu perfil, entenda que tipo de empreendedor é você e decida de forma segura sobre este tema tão importante.


Agora, se você já é um franqueado, use o recurso do autoconhecimento para colocar luz nas suas necessidades de desenvolvimento e, através da sua aquisição de novas competências, levar seu negócio a um novo patamar de resultados.


Sucesso!!!

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Sobre a autora


Raquel é fundadora da RC Coaching & Educação Corporativa, Gestora de RH, Especialista em Gestão de Varejo; Analista Comportamental com certificação internacional, Executive Coach Membro da Sociedade Brasileira de Coaching e Coordenadora de Treinamento e Desenvolvimento no Grupo de Excelência em Franquia do CRA/SP. Esta qualificação é aplicada para dar vida ao seu firme propósito de facilitar o caminho de pessoas e empresas até o sucesso, potencializando talentos.


Raquel tem 15 anos de experiência como facilitadora e palestrante, atuando em eventos de Universidade Corporativa e no âmbito acadêmico; conduzindo inúmeros cursos, workshops e palestras. Na fase corporativa, desenvolveu sua carreira nas áreas de Recursos Humanos, Marketing e Operações de Unidades de negócio e Grandes Eventos Internacionais, em multinacional do varejo de alimentos e bebidas.


www.raquelcastro.net

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