Como escolher os primeiros países para internacionalizar sua franquia?



De maneira geral, as primeiras franquias brasileiras no exterior, foram instaladas em locais onde há concentração de brasileiros residentes, em países de língua portuguesa, e nos países latino-americanos. Vale observar contudo, que a afinidade cultural não é uma condição imprescindível para a abertura de negócios de origem brasileira no exterior.


É necessário que o franqueador, desenvolva uma visão estratégica e tenha sensibilidade na percepção das diferenças culturais e regionais.


Países da América do Sul e América do Norte, foram escolhidos nos últimos anos, por quase 90% das multinacionais brasileiras, para iniciarem seu processo de internacionalização. No caso das franquias, 56%, prefere estas duas regiões, além de Europa e África, seguidas pela América Central.


Ao fazer a escolha do país destino ou de seu mercado prioritário, os gestores das franquias devem analisar se seus produtos e serviços são relevantes ao mercado destino, e obter informações de como acontece a competitividade de cada mercado, dentro de seu segmento.


A idéia aqui é mapear o mercado internacional, dividindo-o por regiões e coletando suas informações, para posteriormente cruzá-las com a estratégia de crescimento, estabelecida no planejamento estratégico da Franquia.


A coleta destas informações para análise de sua indústria, podem ser recolhidas em relatórios setoriais, em pesquisas de mercado publicadas, em estudos desenvolvidos por alunos de escola de administração, associações de comércio, fontes do governo, imprensa, blogs, conferências, dentre outros.


O importante é ter um apanhado geral de informações sobre o país destino que reflitam o seu cenário.


Passada esta etapa, vale a pena colher informações sobre o consumidor de seu produto ou serviço, no país destino. Manter o posicionamento da marca é fundamental para a obtenção de bons resultados. O ideal é que se mantenha o “DNA” da marca e as adaptações necessárias dos produtos ou serviços, aconteçam apenas na comunicação, no preço, na distribuição, na embalagem ou algo parecido.


Resumindo, o gestor da Franquia que decidiu operar em novos mercados, deverá colher e mapear informações sobre os possíveis consumidores de sua marca em cada país destino, colher informações demográficas, econômicas e institucionais de cada país, colher informações de sua indústria em cada país, e mediante estas informações, poderá cruzá-las com sua estratégia de crescimento, tendo assim, um cenário mais completo para a tomada de decisão e escolha do mercado prioritário para a internacionalização de sua marca.

© 2020 por Grupo Latino Americano de Franquias

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