Cadê o líder que deveria estar aqui?



Quando somos parte da estrutura de uma organização, somos subordinados a uma liderança, por muitas vezes perguntamos aos outros e a nós mesmos... cadê o líder que deveria estar aqui?

Sentimos mais falta do líder no momento em que tratamos de uma questão crítica para o negócio, que envolve a segurança das pessoas, da marca, quando tratamos de uma questão crítica para o nosso desenvolvimento ... Você lembrou de alguma situação assim?

Eu tenho quase a população de São Paulo na cabeça enquanto escrevo, uma lista enorme de situações das mais inusitadas, mas são histórias para outros papos.

Voltando à procura pelo líder, a situação muda muito de figura quando decidimos empreender. Em algum momento você decidiu se tornar um franqueado e quando você se pergunta:

Cadê o líder que deveria estar aqui? O líder é você! E agora?

Feita a reflexão e recuperado o fôlego, vamos falar da liderança traduzida em comportamentos. Filosofias de liderança à parte, existe kit básico de competências que você precisa ter para liderar a si mesmo, seu time e seu negócio, eu o chamo de Kit da liderança IMPAR (Inovação – Motivação – Propósito – Atitudes – Resultados), conheça um pouquinho de cada faceta deste kit:

  • Inovação – Liderança se aprende sim, nada de pensar que o bom líder é um iluminado, com características de meta-humano, tipo aqueles da DC Comics! Só que o pulo do gato está na capacidade de o líder desaprender e reaprender, inove! O que deu certo ontem, serviu para ontem, cresça em cima das suas próprias experiências.


  • Motivação – Cuidar da própria motivação e da motivação do time, desafia o líder a entender de gente, conhecer as pessoas como elas são e assim tirar o melhor de si mesmo e do grupo;


  • Propósito – Há uma passagem bíblica que trata de um guia cego, guiando outro cego e eu já te conto o final, os dois caem no buraco. Assim é uma liderança sem propósito. Se você lidera sem propósito, leva o time junto para o buraco.


  • Atitudes – Para ter atitudes, comportamentos produtivos, o líder já deve ter resolvido em si mesmo as facetas da inovação, da motivação e do propósito; com esta base, o líder já tem claro o que deve ser feito, quem é a melhor pessoa para fazer e como mantê-la fazendo isso com qualidade.


  • Resultados – Sobre os resultados, sobre aquela última linha do DRE com vários dígitos azuis que povoa seus sonhos, eles são apenas isso, resultados ... cifras que resultam de Inovação, Motivação, Propósito e Atitudes.

Quase posso ouvir a sua pergunta: Já empreendi, sou um franqueado ... E como eu acho o líder que deveria estar aqui (em mim)?

  • Reflita sobre as facetas da liderança IMPAR e se avalie em cada uma delas. Esta reflexão vai te ajudar a entender onde estão suas maiores necessidades de desenvolvimento. Sua carência é de conhecimento, de habilidades ou de atitudes?


  • Avalie o quanto a sua vida seria mais fácil e o seu negócio mais rentável se você tivesse as competências que te faltam.


  • Se planeje para acertar! Busque um novo patamar de desempenho para você e para o seu negócio. Se desenvolva como líder!


Me conte dos seus resultados, combinado? Te desejo coragem e Sucesso!!! Raquel Castro __________________________________________________________________________________

Sobre a autora

Raquel é fundadora da RC Coaching & Educação Corporativa, Gestora de RH, Especialista em Gestão de Varejo; Analista Comportamental com certificação internacional, Executive Coach Membro da Sociedade Brasileira de Coaching e Coordenadora de Desenvolvimento Humano no Grupo de Excelência em Franquia do CRA/SP. Esta qualificação é aplicada para dar vida ao seu firme propósito de facilitar o caminho de pessoas e empresas até o sucesso, potencializando talentos.

Entre outras plataformas de desenvolvimento, Raquel é Idealizadora da Mentoria GEF (plataforma de desenvolvimento técnico e comportamental para franqueados), da Mentoria #Virandoojogonovarejo (plataforma de desenvolvimento teórico e prático para gestores do varejo) e da plataforma Liderança IMPAR (Programa de Desenvolvimento para Líderes que associa análise comportamental e técnicas de coaching para desenvolvimento das habilidades de liderança).

Como facilitadora e palestrante, ela acumula mais de 15 anos de experiência, atuando em eventos de Universidade Corporativa e no âmbito acadêmico; conduzindo inúmeros cursos, workshops e palestras. Na fase corporativa, desenvolveu sua carreira nas áreas de Recursos Humanos, Marketing e Operações de Unidades de negócio e Grandes Eventos Internacionais, em multinacional do varejo de alimentos e bebidas.

Você pode conversar com a Raquel!

© 2020 por Grupo Latino Americano de Franquias

  • YouTube
  • Instagram - White Circle
logo-abf-280.png