6 indicadores-chave para avaliar os futuros líderes



Muitos proprietários de empresas continuam firmes como o único líder importante em sua empresa, deixando de desenvolver funcionários e gerentes com potencial de liderança. Esse tipo de estrutura top-down inibe o crescimento e a longevidade organizacional, porque o negócio acaba crescendo além da capacidade do proprietário e, quando chega a hora de transferir a liderança, não há "bancada".


Se você, como proprietário, tiver muito trabalho e não tiver trabalhado para identificar e desenvolver seu (s) sucessor (es) ou força de liderança, é hora de dar um passo à frente e começar a trabalhar. Dependendo da maturidade do seu negócio, você pode ser obrigado a realizar uma pesquisa de talentos. Caso contrário, se você tiver tempo, procure dentro de sua empresa por um potencial de liderança. Em qualquer circunstância, aqui estão seis indicadores principais (os 6 C's) para ajudá-lo a identificar sua próxima geração de líderes.


1) Capacidade

Um dos principais componentes da identificação de estrelas em ascensão é seu potencial de crescimento e versatilidade em um ambiente de aprendizado e adaptação contínuos. Existem sete características específicas para avaliar os candidatos à liderança, que devem possuir ou ter capacidade para aprendê-los.

  • Capacidade intelectual: para efetivamente entender, gerenciar, supervisionar e tomar decisões relativas ao corpo único de conhecimento importante para o negócio.

  • Visão de negócio: a capacidade de enxergar o "quadro geral", que possibilita ao sucessor executar múltiplas tarefas e trabalhar efetivamente com um grupo diversificado de gerentes, funcionários e fornecedores, os quais trazem diferentes talentos e perspectivas para a organização e seus processos.

  • Versatilidade social: capacidade de desenvolver e manter relações interpessoais positivas com indivíduos críticos para o sucesso do negócio.

  • Paciência: a capacidade de, pacientemente, tomar as medidas necessárias para o crescimento da liderança, confiando que, com o tempo, receberão maior responsabilidade.

  • Mentalidade colaborativa: a capacidade de trabalhar tanto como membro quanto como líder de uma equipe.

  • Influência: a capacidade de ganhar o respeito e as habilidades de liderança para influenciar favoravelmente aqueles que são cruciais para o sucesso contínuo do negócio.

  • Estudioso: a vontade de aprender a partir da experiência dos outros.


2) Compromisso

Os líderes da próxima geração, e especificamente alguém que assumiria o papel do proprietário, deveriam ter paixão suficiente pelo negócio e estar dispostos a ser um modelo e pensar como um dono. Isso significa colocar seu compromisso sem reservas no negócio.


3) Caráter

Um dos papéis fundamentais de um futuro líder é a capacidade de liderar e motivar. Crenças e práticas centrais influenciam a organização e transmitem confiança e respeito (ou falta dela). Um caráter positivo em seu futuro líder é fundamental para garantir que sua equipe seja liderada por um caminho consistente e compatível de sucesso contínuo.


4) Competência

Uma pessoa que você está avaliando para um papel-chave de liderança e, em seguida, seu sucessor, deve ter a capacidade intelectual de saber o que é crítico para o negócio, além de ser autoconsciente. Isso os posiciona não apenas para montar a equipe certa, mas também para abordar todos os componentes essenciais e complexos necessários para atingir metas de negócios de longo prazo.


5) Confiança

É importante que tanto você quanto o proprietário da franquia e seus futuros líderes reconheçam que você se tornará parceiro durante o processo de desenvolvimento. Relacionamentos sólidos baseados em confiança garantirão uma transição suave e bem-sucedida da liderança.


6) Comunidade

Além de desenvolver líderes que são "proprietários de mentalidade", eles também devem ter a mentalidade da comunidade. Eles devem ser jogadores de equipe que têm no coração os melhores interesses de todas as partes que dependem da continuidade do negócio.


Conclusões

Não importa onde você esteja em sua carreira como proprietário, para garantir a sustentabilidade e o crescimento de suas operações de franquia, é importante identificar seus líderes em ascensão, incluindo seu sucessor. Se você está desenvolvendo pessoas para assumir seu papel no todo ou em parte, você aumentará suas oportunidades de continuar a crescer como empreendedor.


Enquanto os 6's C's são atributos que todo líder em ascensão, e especialmente seu sucessor, deve ser avaliado contra, não é crítico que eles sejam "perfeitos" em cada área. O que se deve esperar é que suas estrelas em ascensão ou líderes da próxima geração não sejam totalmente cegos, ignorantes, despreocupados ou apáticos sobre suas fraquezas e estejam dispostos a trabalhar nelas.


Analisar os 6 C's é o primeiro passo para identificar sua próxima geração de liderança. O próximo passo é entender e identificar o estilo de gerenciamento que funcionará com você e sua organização de franquias de várias unidades no futuro.

© 2020 por Grupo Latino Americano de Franquias

  • Instagram - White Circle