5 Passos para tornar o seu negócio uma franquia



Quando temos um negócio que vem dando certo por um período determinado de tempo, surge a pergunta: Como vou expandir? Como crescer?


A Franquia é um modelo de expansão que utiliza da força de um terceiro, aliada com seu conhecimento e marca, para crescer o seu negócio. Chamamos de formatação de Franquia, o processo de transformar uma empresa em um modelo de negócio replicável.


Este processo de transformação é longo e não é nada fácil, mas o empresário que for comprometido com seu negócio e almejar seu crescimento por esta via, poderá seguir algumas orientações que nortearão o início deste trabalho.


1º Passo - Desenhar o modelo de negócio

O primeiro passo é ajustar e desenhar seu modelo de negócio, de forma replicável. Nesta etapa é importante que seja concentrado e escrito, todos os aspectos relevantes do negócio, pois tudo deverá ser “encapsulado” para então replicar. É importante também que nesta etapa você tenha bem claro e definido, o posicionamento de seu negócio, quem é seu cliente final, como ele compra, por que compra, quando compra e quanto está disposto a investir em seu produto ou serviço. Outro aspecto importante é definir, quais são os valores e atributos da marca, qual a missão do negócio e como serão escolhidos, selecionados e capacitados os futuros franqueados que farão a opção de ter este negócio.


2º Passo - Viabilidade Financeira

Definido este modelo a ser replicado, chegou a hora de fazer as contas. O segundo passo é elaborar a estruturação financeira.Você deverá levantar todos os números que estão relacionados com a operação que foi ajustada, pois estes números irão validar se o modelo ajustado pode ou não ser replicado. Se não for um bom modelo, o empresário deve retornar a etapa inicial e ajustar, para que “a conta feche” e o negócio seja muito bom para o franqueado. Nesta etapa, você como franqueador, deve ter em mente que o sucesso do franqueado, será o sucesso de sua marca, logo, será o seu sucesso também. Sendo assim, na etapa financeira deve ser demonstrado que a Franquia será um ótimo negócio para o franqueado.


3º Passo - Contratos e documentos

O terceiro passo é elaborar todos os documentos que reflitam a operação do negócio e que estejam em consonância com a legislação brasileira. No Brasil possuímos uma lei específica sobre o funcionamento do sistema de Franquias nº 8.955/94 cujo ponto principal é a elaboração da COF Circular de Oferta de Franquia, um documento obrigatório, alem do pré-contrato e contrato de Franquia.


4º Passo - Manuais e procedimentos

O quarto passo é a escrita de todos os processos e procedimentos que seu negócio exige e que o franqueado deverá realizar de forma idêntica ao que foi escrito. Aqui será o espelho de sua operação, que orientará o dia-a-dia de seu franqueado.


5º Passo - Plano de Expansão

O quinto passo é definir para onde você quer expandir sua Franquia, quais locais possuem as características que foram definidas na primeira etapa e podem alocar uma unidade franqueada de sua marca. A melhor opção é que sua franquia tenha um crescimento ordenado e calculado, pois isto refletirá na operação e no suporte a ser prestado por sua franqueadora.


Este pequeno roteiro, mostra em linhas gerais o passo a passo a ser seguido para a formatação de seu negócio em uma Franquia. O trabalho é longo, exige muita dedicação, mas é possível! Se precisar, você ainda poderá contar com o Grupo Latino Americano de Franquias, nós podemos te ajudar.

© 2020 por Grupo Latino Americano de Franquias

  • Instagram - White Circle