Quando pensamos em montar um negócio o primeiro passo é a elaboração de um Plano de Negócio. Esse plano tem como objetivo principal orientar o empreendedor durante toda a jornada, da concepção da ideia até a sua concretização. É um guia que permitirá que o negócio seja feito com mais segurança e menos gastos.
Nesse 1º módulo será configurada a estrutura do modelo de negócio, tanto para o franqueado quanto para o franqueador, definindo os formatos de franquia, mix de serviços e produtos, suporte ao franqueado, dentre outras informações importantes para a consolidação do negócio.
Seguindo o mesmo raciocínio do módulo anterior, esta será uma fase de simulação, análise e validação financeira dos modelos de negócio, tanto da franquia quanto da franqueadora.
Serão simulados diversos parâmetros do modelo de negócio, verificando informações, como: taxa de franquia, taxa de royalties, taxa de publicidade, investimento inicial, tempo de retorno do investimento, rentabilidade, capacidade operacional, custos, despesas, tributação e outros tantos parâmetros para concluirmos se os modelos são viáveis financeiramente ou não, utilizando indicadores e demonstrativos financeiros.
Agora que validamos o modelo de negócio tanto na visão estratégica quanto na visão financeira, podemos seguir com a estruturação dos contratos jurídicos para o modelo de franquia. Neste módulo serão elaborados os contratos que regularão a relação entre as partes envolvidas na operação, garantindo um adequado e seguro consentimento dos direitos e contraprestações.
Mais do que entregar o know how do negócio, os Manuais e Processos compõem a documentação de como o futuro franqueado deverá agir no dia a dia da operação do negócio em diversas frentes. Esses documentos servem tanto para orientar, como para cobrar ações do franqueado.
Alguns manuais, como: Uso da Marca, Arquitetônico, Gestão de Pessoas, Marketing & Publicidade, Gestão Operacional e Administrativa, entre outros, deverão detalhar o passo a passo de cada área e, quanto mais detalhados, maiores serão as probabilidades de sucesso das unidades da rede.
O Plano de Expansão terá o objetivo de estruturar um plano de crescimento respeitando, tanto a capacidade de atendimento ao franqueado, a capacidade de dar suporte para a rede, quanto ao número de unidades que deverão ser comercializadas para que a franqueadora tenha a sua lucratividade. Por fim, com base nas características de cada modelo de franqueadora, um plano de crescimento customizado deverá ser elaborado com foco na realização da entrega de tudo que foi definido em contrato com os clientes (franqueados) e, ao mesmo tempo, focado na saúde financeira da empresa franqueadora.
Partido do princípio de que uma empresa precisa de crescimento para se perpetuar ao longo do tempo, um modelo encontrado para se atingir esse crescimento é o do franchising.
Uma avaliação bem criteriosa deverá ser feita para saber se o modelo de negócio é franqueável ou não e, em caso negativo, quais adaptações deverão ser feitas para que ele se torne franqueável.